Teste Hisdrostático
( A Scubalab não realiza esse teste)



Porque fazê-lo? Como é feito? Porque devemos nos preocupar com isso?

Se você é um jogador de Paintball ou mergulhador, mais sedo ou mais tarde, vai ouvir falar sobre teste hidrostático. Basicamente seu cilindro deve passar por um teste hidrostático a cada 03 ou 05 anos, de acordo com a norma técnica usada pelo fabricante.

DOT (Departament of Transportation) exige que todo vaso de pressão (Cilindro ou garrafa) Deva ser testado regularmente e é importante que todos nós obedeçamos a essa regra. É complicado estar o tempo todo com um cilindro a centímetros do peito, sem saber qual é o seu estado de conservação.

Infelizmente ainda ouvimos vários jogadores afirmarem que não sabem se seu cilindro está ou não vencido, mas o pior é quando chegam com cilindros com teste vencido e nos recusamos a carregar, então ouvimos: “mas eu carreguei em tal loja e ninguém me questionou sobre isso”, então o cliente vai embora, achando que eu sou o vilão da história e o dono da outra loja que é o legal, mas nesse caso é melhor perder um cliente do que virar estatística de acidente.



É impossível saber se o cilindro que vem para uma recarga, foi carregado anteriormente em uma estação confiável, pois se a estação de recarga não tiver seus filtros trocados regularmente, vai provocar uma formação de líquidos no sistema de ar, que vai parar no interior do seu cilindro de paintball, onde cada gota vai iniciar um processo corrosivo de dentro para fora, colocando em risco a vida do jogador.

Agora vamos entender um pouco mais o que quer dizer tudo que está no adesivo do seu cilindro:



Agora vocês já sabem o que significa tudo. Cada cilindro de fibra de carbono possui um adesivo na lateral e cada cilindro de alumínio ou aço, possui suas informações puncionadas na área abaixo do gargalo.


No adesivo acima, temos:


DOT E 12695, que é a norma técnica referente a esse cilindro.
4500, que é a máxima pressão de trabalho do cilindro em PSI (Pounds per Square-Inche).
Na segunda linha temos a equivalência ao DOT, na norma técnica canadense e ao lado a pressão em Bar (310), PSI= 14,695 X 310 = 4555, que é arredondado p/ 4.500 PSI.
Na terceira linha temos o número de série, que deve ser anotado pelo proprietário, na tentativa de ser recuperado na eventualidade de furto ou roubo.
Na quarta linha temos a data do 1º teste hidrostático, feito ainda na fábrica, que deve ser feito mesmo que o cilindro não tenha sido utilizado, 03 ou 05 anos após a data do ultimo teste.
O tempo de vida útil do cilindro de paintball é de 03 testes hidrostáticos ou 15 anos, o que vier 1º, após isso o cilindro deverá ser descartado.
Para finalizar, temos o número REE, este número é importante para o teste, vamos saber sua utilidade mais a frente.


Antes do teste hidrostático o cilindro será inspecionado visualmente, procurando por partículas sólidas no interior do mesmo.



A leitura dos instrumentos no processo do teste deve ser muito precisa, devido às dimensões reduzidas do cilindro de paintball. As empresas que trabalham executando esse serviço possuem todas as ferramentas necessárias para remoção da válvula do cilindro, para excussão do teste hidrostático.



O cilindro é preenchido com água, rosqueado na tampa da câmara, é baixado até que mergulhe inteiramente na água da câmara e em seguida a tampa da câmara de teste é fechada. A água é bombeada para a câmara, que para leitura externa é zerada.



O cilindro é pressurizado a 5/3 da sua pressão de trabalho, ou seja: 3000 PSI, para cilindros com pressão de trabalho de 1800 PSI, 5000 PSI para cilindros com pressão de trabalho de 3000 PSI, e 7500 PSI, para cilindros com pressão de trabalho de 4500. A água deslocada com a expansão do cilindro, devido à pressão de teste inserida no cilindro (5/3) por bombeamento, será lida em CCs (centímetros Cúbicos). Agora sim, o número REE é usado, caso essa quantidade de água deslocada, exceda ao número REE, em CCs (centímetros Cúbicos), o cilindro será condenado.



Outros fatores devem ser levados em consideração, durante um teste hidrostático, a temperatura deverá estar em torno de 75 ºC, para uma leitura mais precisa, para cilindros de paintball, o cilindro deverá recuperar pelo menos 5% do seu tamanho original, dentro de um período de tempo e diferentes valores poderão ser utilizados para diferentes normas técnicas (DOT), por isso é importante que o operador de uma câmara de teste, mantenha-se atualizado referente às normas técnicas.



A Scubalab utiliza os serviços de teste hidrostático, da TH Service, uma empresa altamente qualificada para tais serviços, levando em consideração a importância e seriedade desse trabalho.



Dois tipos de marcação de teste hidrostático, a data de teste que deve ser utilizado para cálculo do próximo, é a mais recente no cilindro. Exemplo: se o cilindro tem data de fabricação 05 de 2007 e esse cilindro tiver de acordo com sua norma técnica, 03 anos para o reteste, ele vence no ultimo dia do mês 04 de 2010, ele entra vencido no mês 05, caso ele use uma norma técnica (DOT) para 05 anos, ele vence no ultimo dia do mês 04 de 2012.

Agora vejam alguns cilindros que tiveram sua estrutura comprometida por exposição a temperaturas elevadas:



Alguém diria que esses cilindros tão bonitos estariam assim?



Cilindro explode em carro.


Certifique-se da idoneidade da empresa que pretende contratar para esse serviço, pois é sua vida que está em jogo.


Por Cezar Torres


Voltar




Untitled Document


UNIDADE I - SÃO BERNARDO DO CAMPO
Rua: Quinze de Agosto- n°77 - Centro - Cep 09721-110
Tel.: (11)4339-7390 | (11) 4930-1002
Whatsapp: (11) 95657-7390/ e-mail: turismosbc@scubalab.com.br
Segunda a Sexta das 8h às 18h e Sábado das 8h às 12h
UNIDADE II - RIO DE JANEIRO
Rua: Professora Isolina Sartore, 140
Recreio dos Bandeirantes - RJ - Cep:22795-493
Tel.: (21) 3988-3183 / e-mail: turismorj@scubalab.com.br
Segunda a Sexta das 8h às 18h e Sábado das 8h às 12h